Em Senador Canedo, o prefeito reeleito Fernando Pellozo (União Brasil), começa 2025 já marcado por desafios. Mesmo encerrando seu primeiro mandato com uma avaliação positiva, o gestor agora tem o compromisso de entregar o Hospital Municipal e de implementar a tarifa zero no transporte público. Esses projetos são caros para a população, mas enfrentam incertezas devido às limitações orçamentárias.
O novo hospital, cuja construção foi iniciada em julho de 2024, é projetado para ser uma referência na região. Ele está localizado na GO-537 e deve atender todas as demandas da cidade. Com um terreno de 9 mil metros quadrados, a unidade prevê 120 leitos de internação, 10 de UTI neonatal, centros obstétrico e cirúrgico, e amplo estacionamento.
Embora a proposta seja ambiciosa, o desafio financeiro é significativo. O motivo é a crise de recursos, que afeta a maioria das cidades brasileiras, e é especialmente sentida em Senador Canedo, onde o bloqueio de emendas parlamentares coloca em risco a conclusão do projeto.Para superar os entraves financeiros, o prefeito deverá continuar mantendo boa relação com parlamentares em Brasília e com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil). A captação de recursos suplementares, somada à boa gestão dos fundos municipais, será decisiva para garantir a conclusão das obras do hospital e o cumprimento das demais promessas de campanha.
E o contexto político em 2025 também deverá ser mais desafiador do que nos anos anteriores. O bloqueio de emendas, nesta reta final do ano, reforça a urgência de redefinir as prioridades do governo federal e ampliar o diálogo com estados e municípios.