O Partido Socialismo e Liberdade (PSol) protocolou, nesta terça-feira (19), duas petições no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a prisão de prisão de Bolsonaro e Braga Netto. A preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do general Braga Netto foi encaminhada aos ministros do STF. As solicitações também incluem pedidos de busca e apreensão e a quebra dos sigilos telefônicos de ambos.
A principio, a Polícia Federal prendeu suspeitos de planejar um golpe de Estado e de tentar assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Essas prisões motivaram o PSol a formalizar as acusações contra Bolsonaro e Braga Netto.
Os parlamentares do PSol descreveram Bolsonaro e Braga Netto como incentivadores diretos dos atos golpistas e de movimentos antidemocráticos, incluindo a invasão dos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.
Além disso, deputada Erika Hilton, que lidera a bancada do PSol na Câmara dos Deputados, afirmou que a operação da Polícia Federal confirmou o envolvimento dos acusados. “Bolsonaro e Braga Netto conspiraram contra a democracia e participaram do planejamento de assassinatos de autoridades públicas. Nós, enquanto sociedade, não podemos aceitar que essas lideranças permaneçam livres, com capacidade de cometer novos crimes e atrapalhar investigações”, declarou.